quinta-feira, 30 de julho de 2009

ATIVIDADE FÍSICA, PARA QUÊ?

A atividade física regular é importante na prevenção de diversas doenças e representa um fator fundamental para manutenção ou redução do peso corporal. Qualquer tipo de atividade física - esportes, exercícios, tarefas domésticas, caminhar para o trabalho e a própria atividade laboral - pode ser útil, pois promove um gasto calórico determinado.
A atividade física regular, combinada com uma boa alimentação, representa a forma mais eficiente e saudável para manter ou reduzir definitivamente o peso corporal. É preciso que estes comportamentos sejam incluídos no estilo de vida das pessoas e não apenas por um determinado período.
Os exercícios físicos, além do mais, podem modificar a composição corporal, influenciando o processo metabólico de transporte, utilização e armazenamento de substâncias energéticas. As modificações estruturais mais comuns decorrentes da prática regular de exercícios incluem aumento na densidade óssea e da massa muscular e redução dos depósitos de gordura. Logicamente, o tipo e grau de modificação orgânica, dependerá do tipo, intensidade, duração e frequência dos exercícios, além de características individuais.
Observa-se porém, alguns efeitos benéficos já comprovados, através da atividade física tais como: - Otimização da capacidade de recuperação após um esforço
- Aumento da capacidade psíquica
- Redução do estresse
- Redução de estados depressivos
- Regulaçao de distúrbios do sono
- Melhora da circulação sanguínea cerebral
- Aumento da capacidade de concentração
- Aumento da capacidade de memorização
- Prevenção de doenças do sistema nervoso
- Manutenção do convívio social
- Manutenção da autonomia nas atividades cotidianas
- Fortalecimento do sistema imunológico
- etc...
O ideal, para a maioria das pessoas, seria realizar 20 a 40 minutos de atividades aeróbias, de intensidade moderada a vigorosa, 3 a 5 vezes por semana, reservando tempo para duas sessões semanais de exercícios de fortalecimento ( musculação ) e alongamento. Entretanto, sabe-se que menos de 20% dos adultos nos países desenvolvidos, conseguem manter um programa como este. Além disso, pesquisas têm demonstrado que pessoas sedentárias ou irregularmente ativas podem ter ganhos substanciais para a aptidão física e a saúde, acumulando pelo menos 30 ( trinta ) minutos de atividades físicas de intensidade moderada, ao menos 5 ( cinco ) dias por semana.
E LEMBRE-SE!!!!!!!!!!
"A SAÚDE NÃO É TUDO MAS, TUDO NÃO É NADA SEM SAÚDE"
SCHOUPENHAUER

sexta-feira, 10 de julho de 2009

LIÇÕES DE AUTOCONHECIMENTO

O autoconhecimento é o verdadeiro segredo, a arma mais poderosa do campeão. O conhecimento do campo, do seu plano de ação e dos seus adversários é necessário, mas que terá que vir acompanhado do autoconhecimento - uma avaliação precisa de que você é e de quais são seus níveis de aptidão física, mental, espiritual e emocional. O campeão tem coragem para fazer um inventário preciso dos seus desafios, bloqueios, obstáculos e medos pessoais, bem como para determinar onde terá de se esforçar mais para superar as suas limitações. Conhecer o seu eu verdadeiro também é uma salvaguarda para não se subestimar e dar ao adversário mais crédito do que o necessário. Você não vai querer dar permissão aos seus adversários para que o façam se sentir inferior. Seja irredutível com seus talentos, sua resistência, forças e coragem; aja em cada momento de maneira a demonstrar, com orgulho, quem você é e suas qualidades como competidor. Aja com absoluta integridade. Confie nessa sabedoria interior e use-a; se não fizer isso, o medo e a incerteza se instalarão. Não comprometa essa integridade; lembre-se de que é suficientemente capaz e que merece ser o melhor possível. Sem querer desconsiderar qualquer outro competidor, lembre-se de que você tem valor, algo muito importante a contribuir, e comece a mostrar todas as suas virtudes como atleta. Essa certeza provém do conhecimento de quem você É.


"Quem conhece tão bem a si mesmo quanto ao seu adversário jamais está em perigo. Quem conhece a si mesmo mas não conhece o adversário tem apenas metade da chance de vencer. E quem não conhece nem a si mesmo nem ao outro está na posição de perdedor."

SUN-TZU