sábado, 30 de maio de 2009

COPA DO MUNDO DE 2014, EVENTO ESPORTIVO OU ALIENAÇÃO?

No momento estamos vislumbrando extasiados, a vinda da copa do mundo de futebol, aqui no Brasil em 2014.No entanto, alguns estados serão sub-sedes já determinados mas, falta alguns serem determinados. Entre esses que faltam, está havendo uma disputa entre Manaus(Amazonas) e Belém(Pará).
É excelente a possibilidade de Belém do pará ser uma sub-sede da copa do mundo de futebol mas, precisamos refletir sobre alguns aspectos, principalmente sobre o dinheiro que será gasto ( 195 milhões, só no complexo do mangueirão e ao todo, entre alguns pseudos beneficios na cidade, mais de 3 bilhões de reais com parcerias com o governo federal e iniciativa privada.
Eu, como paraense nato, não poderia de me furtar em escrever algumas linhas que me faz refletir cada vez mais, como profissional do esporte ( Professor de Educação Física ) e cidadão paraense, sabendo que, o nosso comportamento tem relação direta com o nosso conhecimento, mas vamos à reflexão!

1- Por que o governo estadual faz um investimento desse tipo, enquanto as escolas estão sucateadas, principalmente nas estalações esportivas?.
2- Por que fomentar tanto um desporto que já está demais divulgado? a ponto de crianças e adolescentes só darem preferência para o futebol, nas aulas de Educação Física, em detrimento a outros esportes. País do futebol ou Alienação?
3- Ao lêr-mos um jornal, na coluna de esportes, nos deparamos com cerca de 99% de notícias só de futebol. IBOPE OU ALIENAÇÃO?
4- Nas emissoras de televisão que tansmite programas esportivos com o título de esporte( camuflado), a grande maioria do tempo disponível é para o futebol, em detrimento as várias outras modalidades esportivas . IBOPE OU ALIENAÇÃO?
5- Certo dia uma Mãe deu uma entrevista na televisão, dizendo que preferia ver seu filho ir treinar todo dia, o futebol, do que ir à escola, porque ele (filho) poderia ter um futuro melhor sendo jogador de futebol. INVERSÃO DE VALORES, UTOPIA OU ALIENAÇÃO?
6- Outra entrevista, foi de um senhor, torcedor de um time local( Belém), ao afirmar que várias vezes teve de deixar de comprar comida, para gastar o dinheiro assistindo jogo de futebol. BURRICE OU ALIENAÇÃO?
7 - Hospitais como o OFIR LOIOLA, precisando de aparelhos novos e manutenção para os velhos,para salvar vidas ou amenizar o sofrimento de muitas pessoas que paga imposto e no entanto vão ser gasto neste evento de futebol, estão sucateados.
8- Os professores estaduais em greve a vários dias, brigando por melhoria salarial e condições de trabalho e a governadora alega que não pode conceder mais de 6% de reajuste por causa da crise. QUE CRISE? se ela vai dispor de mais de 3 bilhões para bancar a vinda de uma "QUIMERA" para Belém.
9- A governadora argumenta que haverá benefícios para a cidade com a vinda ( indicação) da copa para Belém. Condição SI NE QUA? QUER DIZER QUE SE NÃO VIER PARA CÁ, A CONFIRMAÇÃO, NÃO HAVERÁ MELHORIAS NA CIDADE?
10- Independente de Belém ser indicada ou não, para ser sub-sede da copa do mundo, o governo tem que fazer melhorias não só na capital mas, em todo o estado, nas áreas da segurança, saúde, saneamento básico, educação, transporte,etc...
11- Os empresários estão também ajudando( investindo), LÓGICO!, ELES NÃO SÃO "NÉSCIOS!." Imaginem o retorno que eles terão? e para o povão que também está investindo( de forma obrigatória) com seus impostos( um dos mais altos do mundo), o retorno é apenas alguns dias ser considerado um agraciado( contemplado), por uma "QUIMERA".
12- A grande maioria do povo que paga imposto, não vai assistir, in loco, nenhum jogo porque não vai ter dinheiro mas, contribuiu com o evento através do seu imposto. HUMILDADE OU ALIENAÇÃO?
13- Vamos ser visitados por algumas moléstias tais como: gripe suina, aids, gripe aviária, pedófilos, etc... ( sem discriminação), além do mais, turismo esportivo casado com turismo sexual.


Precisamos entender que o futebol é uma modalidade esportiva como outra qualquer, com suas peculiaridades, e que a população precisa ter acesso a informação de uma forma ampla sobre os esportes para conhecê-los melhor, tendo oportunidades de participação em projetos de esportes. Com relação as políticas públicas para o esporte, precisamos de pessoas responsáveis que tenham uma visão macro de esporte.
Não quero aqui denegrir a imagem da copa no Brasil mas, é preciso que tenhamos consciência dos impactos sociais negativos, que estão no ostracismo. Temos que ter em mente a noção de relação custo-benefício para a população.
O meu medo é se estas "melhorias" na cidade , vão ser bem feitas e se vai haver desvios de verbas como estamos acostumados a ver na mídia, juntamente com impunidades que assolam o país e principalmente o estado do Pará.
A pergunta que eu faço é: Será que estamos (paraenses) preparados para sediar um evento desta magnitude? vocês recordam do forum social mundial? pois é!
agora com a palavra, A POPULAÇÃO!.

10 comentários:

  1. Mano, a população não tem discernimento sobre a finalidade física e mental dos esportes.Povo alienado gosta de futebol e cachaça!
    Sobre a copa cozinha da Ana Júlia, foi o maior fiasco de um governo sem expressão política no cenário nacional.Alguns estados que foram sorteados nem sequer tem expressão futebolística.Por exemplo,Mato Grosso e Natal.
    O que valeu foi "POLITICAGEM" e nosso pobre estado não tem força turística e nem vai ter.Vamos se conformar com mais uma decepção, agora o fantástico estampa uma puta matéria sobre exploração sexual infantil em Portel,dando uma visibilidade do que é este estado entregue as baratas...
    gostei do blog
    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Acabei de te linkar no "lápis de memória",é só conferir"
    faz uma lista de links no teu blog!
    abraços

    ResponderExcluir
  3. O Forum Social Mundial é bem menor que uma copa do mundo, mas só de pensar o que foi aquela reunião de malucos cagando em serragens e tomando copos de santo daime, não tava no gibi.
    Era nego cagando no mato e adubando o cereal da UFRA...rsss
    Parecia Woodstock paraoara!!
    abs

    ResponderExcluir
  4. Comprar ingresso para assistir uma partida de futebol, sem ter o que comer em casa,isso é PÓS EM DOUTORADO EM APEDEUTICE...rssssss
    abs

    ResponderExcluir
  5. A palavra que o papai mais usava para designar o fanatismo no futebol: APEDEUTA !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Nelson Rodrigues dizia: qualquer imbecil discute futebal...um sábio tricolor!!
    O melhor dramaturgo que escrevia sobre futebol,sexo,loucura,política e sobre a patetice brasileira...rssss
    abs

    ResponderExcluir
  7. Só um cara como vc, um profundo conhecedor das mazelas do nosso estado e com tanto conhecimento das causas! Tudo verdade e concordo com vc, seria muito bom, porém pagamos um preço alto pela falta de compromisso dos governos passados e perdemos para estados sem expressão no futebol.
    Gostaria de parabeniza-lo pelo seu blog. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  8. Copa do Mundo e patriotismo Brasileiro

    No Brasil a publicidade e a televisão insistem em alimentar
    Os estereótipos de que o brasileiro vive de futebol,
    Samba, mulheres, cerveja e que a vida é uma festa.

    Não se cansam de dar a importância de patriotismo,
    Guerra, vida e morte ao futebol;
    Importância que o futebol nunca teve e nunca terá,
    Porque futebol é apenas entretenimentos
    E ilusão da massa manipulada, e nada mais.

    Octávio Guerra
    J.Nunez

    ResponderExcluir