quinta-feira, 30 de julho de 2009

ATIVIDADE FÍSICA, PARA QUÊ?

A atividade física regular é importante na prevenção de diversas doenças e representa um fator fundamental para manutenção ou redução do peso corporal. Qualquer tipo de atividade física - esportes, exercícios, tarefas domésticas, caminhar para o trabalho e a própria atividade laboral - pode ser útil, pois promove um gasto calórico determinado.
A atividade física regular, combinada com uma boa alimentação, representa a forma mais eficiente e saudável para manter ou reduzir definitivamente o peso corporal. É preciso que estes comportamentos sejam incluídos no estilo de vida das pessoas e não apenas por um determinado período.
Os exercícios físicos, além do mais, podem modificar a composição corporal, influenciando o processo metabólico de transporte, utilização e armazenamento de substâncias energéticas. As modificações estruturais mais comuns decorrentes da prática regular de exercícios incluem aumento na densidade óssea e da massa muscular e redução dos depósitos de gordura. Logicamente, o tipo e grau de modificação orgânica, dependerá do tipo, intensidade, duração e frequência dos exercícios, além de características individuais.
Observa-se porém, alguns efeitos benéficos já comprovados, através da atividade física tais como: - Otimização da capacidade de recuperação após um esforço
- Aumento da capacidade psíquica
- Redução do estresse
- Redução de estados depressivos
- Regulaçao de distúrbios do sono
- Melhora da circulação sanguínea cerebral
- Aumento da capacidade de concentração
- Aumento da capacidade de memorização
- Prevenção de doenças do sistema nervoso
- Manutenção do convívio social
- Manutenção da autonomia nas atividades cotidianas
- Fortalecimento do sistema imunológico
- etc...
O ideal, para a maioria das pessoas, seria realizar 20 a 40 minutos de atividades aeróbias, de intensidade moderada a vigorosa, 3 a 5 vezes por semana, reservando tempo para duas sessões semanais de exercícios de fortalecimento ( musculação ) e alongamento. Entretanto, sabe-se que menos de 20% dos adultos nos países desenvolvidos, conseguem manter um programa como este. Além disso, pesquisas têm demonstrado que pessoas sedentárias ou irregularmente ativas podem ter ganhos substanciais para a aptidão física e a saúde, acumulando pelo menos 30 ( trinta ) minutos de atividades físicas de intensidade moderada, ao menos 5 ( cinco ) dias por semana.
E LEMBRE-SE!!!!!!!!!!
"A SAÚDE NÃO É TUDO MAS, TUDO NÃO É NADA SEM SAÚDE"
SCHOUPENHAUER

Nenhum comentário:

Postar um comentário