O ensino utilizando meios
lúdicos cria ambiente gratificante e atraente servindo como estimulo para o
desenvolvimento integral da criança.
Muito mais do que simples
passatempo, os jogos quando bem trabalhados são poderosos instrumentos
educativos.
A criança enquanto se desenvolve é curiosa e procura sempre satisfazer os
seus desejos de forma ativa construindo e reconstruindo seus caminhos
cognitivos através do lúdico. Ela não aceita nada pronto e acabado, quer agir e
interferir observando a ação e a reação para só então aceitar uma teoria até
que pense em uma nova forma de alterá-la agindo sobre o objeto novamente.
Os pais e os educadores deveriam
valer-se deste potencial da criança no processo ensino-aprendizagem.
Os jogos possuem uma magia
através da qual a criança pode fazer e refazer e envolvem-na despertando seu
interesse, tornando-a sujeito ativo no processo. Quando utilizados em grupo,
atendem a algumas necessidades sociais de inter-relação, de respeito a regras,
competição, cooperação, emocionais: de autocontrole, de desenvolvimento da
capacidade criadora, de auto conceito, auto estima, valorização pelo
desenvolvimento da capacidade de realização e descoberta, desenvolvimento da
capacidade de aceitar limites, trabalhando até a ansiedade.
Sobre o desenvolvimento
cognitivo, os jogos exercem um papel fundamental ao trabalhar a atenção e a
concentração, a linguagem, o pensamento antecipatório, o raciocínio, a
estratégia, a dedução e muitas outras habilidades, além, são claro, a
possibilidade de serem adaptados ao conteúdo escolar.
Esta atividade inicia-se em
nossas vidas com os mais elementares movimentos, complicando-se até dominar a
enorme complexidade do corpo humano.
Quando se praticam jogos de
grupo a experiência se engrandece já que a sociabilidade é agregada à vida da
criança, surgindo assim os primeiros sentimentos morais e a consciência de
grupo.
Quando a criança joga,
compromete toda sua personalidade, não o faz para passar o tempo. Podemos dizer,
sem dúvida, que o jogo é o “trabalho” da infância ao qual a criança dedica-se
com prazer.
Pode-se perceber através do que
foi exposto o valor educativo que a prática lúdica possui. Muitos psicólogos
afirmam que os primeiros anos são os mais importantes na vida do homem sendo
que a atividade central manifestada é o jogo.
Um erro que muitos professores
cometem é não valorizar em toda sua extensão esta atividade, extraindo o que
ela contém de educativo.
Cabe ao professor desenvolver
estratégias que facilitem a aprendizagem dos gestos técnicos. Quero lembrar que
correr, saltar e lançar são habilidades inatas a qualquer criança saudável.
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