quarta-feira, 4 de julho de 2012

O JOGO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

               O ato de jogar é tão antigo quanto o próprio homem, na verdade jogo faz parte da essência de ser dos mamíferos.
               O ensino utilizando meios lúdicos cria ambiente gratificante e atraente servindo como estimulo para o desenvolvimento integral da criança.
               Muito mais do que simples passatempo, os jogos quando bem trabalhados são poderosos instrumentos educativos.
              A criança enquanto se desenvolve é curiosa e procura sempre satisfazer os seus desejos de forma ativa construindo e reconstruindo seus caminhos cognitivos através do lúdico. Ela não aceita nada pronto e acabado, quer agir e interferir observando a ação e a reação para só então aceitar uma teoria até que pense em uma nova forma de alterá-la agindo sobre o objeto novamente.
               Os pais e os educadores deveriam valer-se deste potencial da criança no processo ensino-aprendizagem.
               Os jogos possuem uma magia através da qual a criança pode fazer e refazer e envolvem-na despertando seu interesse, tornando-a sujeito ativo no processo. Quando utilizados em grupo, atendem a algumas necessidades sociais de inter-relação, de respeito a regras, competição, cooperação, emocionais: de autocontrole, de desenvolvimento da capacidade criadora, de auto conceito, auto estima, valorização pelo desenvolvimento da capacidade de realização e descoberta, desenvolvimento da capacidade de aceitar limites, trabalhando até a ansiedade.
               Sobre o desenvolvimento cognitivo, os jogos exercem um papel fundamental ao trabalhar a atenção e a concentração, a linguagem, o pensamento antecipatório, o raciocínio, a estratégia, a dedução e muitas outras habilidades, além, são claro, a possibilidade de serem adaptados ao conteúdo escolar.
               Esta atividade inicia-se em nossas vidas com os mais elementares movimentos, complicando-se até dominar a enorme complexidade do corpo humano.
               Quando se praticam jogos de grupo a experiência se engrandece já que a sociabilidade é agregada à vida da criança, surgindo assim os primeiros sentimentos morais e a consciência de grupo.
               Quando a criança joga, compromete toda sua personalidade, não o faz para passar o tempo. Podemos dizer, sem dúvida, que o jogo é o “trabalho” da infância ao qual a criança dedica-se com prazer.
               Pode-se perceber através do que foi exposto o valor educativo que a prática lúdica possui. Muitos psicólogos afirmam que os primeiros anos são os mais importantes na vida do homem sendo que a atividade central manifestada é o jogo.
               Um erro que muitos professores cometem é não valorizar em toda sua extensão esta atividade, extraindo o que ela contém  de educativo.
               Cabe ao professor desenvolver estratégias que facilitem a aprendizagem dos gestos técnicos. Quero lembrar que correr, saltar e lançar são habilidades inatas a qualquer criança saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário